Beleza Cabelos

Você sabe que tipo de tratamento seu cabelo precisa?

13:58 Carolina Senra









  Parece que vamos entrar o ano com os mesmos problemas que atormentaram nossas cabeças nos anos passados, quem não? Cabelos, de novo! Vou dar uma ajuda amiga às meninas que já me perguntaram sobre as diferenças entre os tratamentos, e se tiverem ainda alguma dúvida me mandem por facebook no inbox e eu terei o maior prazer de pesquisar pra vocês. Se gostarem posso fazer uma postagem ainda mais completa sobre alguns tópicos específicos. Agora vamos lá por que acho que já demorou um ano desde a última postagem. Estive sumida mesmo, culpem à mudança pro Rio e altos computadores terroristas.

  Se o seu cabelo está ressecado e sem brilho, isso não significa necessariamente que ele esteja precisando de uma hidratação e pronto. Essa não é a única razão pra ele não estar bem! Ele pode estar precisando de nutrição ou reconstrução. É preciso analisar a situação dos fios antes de fazer um tratamento que gaste seu tempo e dinheiro, e que talvez não resolva nada ou piore tudo.

  Existe um teste muito bom de porosidade que separei pra vocês. A porosidade do cabelo que é a capacidade que os fios de cabelo têm de absorver/reter/liberar "umidade". As cutículas (que parecem escamas de peixe) do seu cabelo, são como barreiras protetoras, elas guardam as substancias dentro do fio, quando se abrem e os fios ficam mais vulneráveis ao vento, sol, poluição, baixa umidade do ar e aos produtos químicos.





Baixa porosidade: Quando estão com baixa porosidade, os fios tem ótima resistência e há dificuldade de entrada dos líquidos. Esse caso costuma ser o de cabelos virgens, costumam ter fios brilhantes. Para penetrar tratamentos nesse tipo cabelo será preciso antes um produto de PH mais alto para abrir essas escamas e fazer com que ele absorva o tratamento, se for necessário. Esse fio costuma reter bem mais que absorver. Se você tem esse tipo de cabelo, não precisa de produtos que contenham proteína e nem de tratamentos proteínicos. Evite por exemplo cauterização, plástica capilar, por que as proteínas selam o fio formando um revestimento que nesse caso não precisa mesmo! Além de jogar dinheiro fora você vai piorar a situação. Opte por produtos que ofereçam hidratação ricos em emolientes, como a manteiga de karité, óleo de jojoba, e óleo de coco. Escolha por produtos umectantes que mantenham e atraiam a umidade aos seus fios, Use um “leave in”, enfim, hidratantes que não vão pesar nos seus fios, mas escolha algo mais leve e que não deixe seu cabelo com aspecto gorduroso. 

Porosidade moderada: Os cabelos com porosidade moderada são considerados em estado normal. Apresentam cutículas levemente levantadas. Esse tipo de cabelo retém e mantém normalmente, respondendo bem a qualquer tratamento. Requerem o mínimo de manutenção. A camada de cutícula é mais flexível, permitindo que a quantidade certa de umidade penetre e permaneça mais no fio. Cabelos com porosidade normal tendem a ter melhores resultados com tratamentos químicos e colorações. Apesar destes processos acabarem, com o tempo, aumentando a porosidade dos fios, então é preciso de cuidados após esses tipos de procedimentos e muita atenção aos fios, cuidar sempre dando a ele hidratação e nutrientes.
 
Porosidade acentuada: Geralmente são cabelos com química, fios ressecados e danificados. Esse tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve. Se esse é seu tipo de cabelo você vai ter que ser persistente e usar produtos que seus cabelos precisam para controle e diminuição da abertura das cutículas. Saiba que qualquer tratamento em qualquer tipo de cabelo não tem solução em um só dia, e especialmente nesse caso, tem que ter uma santa paciência. Alta porosidade pode ser tanto inerente do cabelo ou muito provavelmente o resultado de danos causados por química. Esses fios possuem aperturas (como feridas mesmo) na cutícula, que permitem a entrada fácil de muita umidade em seu cabelo e o deixam propenso a frizz e emaranhamento em clima úmido. Coisas simples, como tomar banho, nadar (Imagine o cloro e o sal) e lavar, podem causar danos e quebra devido à enorme quantidade de umidade que o cabelo altamente poroso absorve. Até mesmo pra sair no sol é indicado que passe algum produto com filtro solar. Depois de tratar e repor massa, usar condicionantes, hidratantes e produtos selantes pode ajudar, lembrando que para selar o cabelo deve estar hidratado ou reconstruido, selar os fios com o interior danificado causa quebra. Esses produtos ajudam o seu cabelo a segurar a umidade que você está dando a ele. Você pode até utilizar emolientes, manteigas vegetais para ajudar a preencher as lacunas das cutículas danificadas, ou usar proteínas.

Porosidade extrema: A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase instantaneamente. Cuidado extremo, calma que tem cura, não tenha pressa, siga rigorosamente os cuidados acima.

Alguns cuidados simples para facilitar a vida:
  • Sempre ao aplicar algum produto, deixe os cabelos úmidos. O cabelo encharcado te dá mais dificuldade de fazer com que os produtos sejam absorvidos de forma mais eficiente. Então, seque-os um pouco e deixe-os umedecidos para aplicar sua hidratação.
  • Depois de aplicar o produto, penteie com calma (lembrando que o desembarace é feito das pontas para a raiz e não ao contrário) e cuidado para distribuir o produto nos fios uniformemente sem causar acúmulo.
  • Evite o excesso de creme! Pra todos os casos tá! Isso faz mal.
  • Se for aplicar algum tipo de emoliente, use as palmas das mãos e espalhe o produto no cabelo em direção as pontas, proceda em mechas, e certifique-se de não deixar acúmulo e evite a raiz pra não ficar oleoso, com acúmulo e atrapalhando a oleosidade natural da pele.
  • Não torça o cabelo pra não quebrar o fio e nem esfregue pra não ouriçar o cabelo ao secar.
Acho que você já deve até ter visto este teste por aí na internet, cheguei a comentar com algumas meninas, que ajuda a quem ainda não tem a manha pra analisar os fios, que é o teste do copo com água. Você pega um fio curtinho de cabelo, mais ou menos do tamanho da ponta do seu dedo até a segunda dobrinha (sim pode pegar cabelo aí que você tem muitos, não acaba não), e joga ele dentro de um copo cheio de água. Se boiar: Hidratação. Parou no meio: Nutrição. Afundou: Reconstrução. Para esse teste é preciso que o seu cabelo esteja lavado somente com shampoo e condicionador, não vá colocar cabelo sujo no copinho tá?! Mas não faça só esse teste, é preciso que você observe mais algumas coisas. Se o seu cabelo tem pintura ou química pode ser que ele esteja mais propício a precisar de reconstrução ou nutrição, por exemplo, por que a química agride a estrutura dos fios tirando deles muitas propriedades que eles necessitam como a queratina, o cabelo danificado perde massa. O histórico do seu cabelo é algo que você também deve levar em conta, o fio pode não aguentar muita química, elas tem que ter um espaço de tempo, até pra descolorir é aconselhado ir gradativamente, fazer reconstruções, hidratar, nutrir para que ele fique forte e saudável o suficiente pra outras aplicações.

 Agora tem outro teste que você também pode deve fazer para analisar a saúde dos fios, antes de se dar um diagnóstico precipitado. Agora vamos testar a elasticidade e a força das madeixas. Retire outro fio (precisa!) dessa vez ele inteiro, enrole um pouco na ponta dos dedos e puxe delicadamente bem devagar.
Se você sentir que ele estica e faz tração pra voltar ao tamanho normal e resiste à quebra, significa que não está saudável, não há o que se preocupar, mas não deixe de hidratá-los pra que continuem assim. Se esticou muito até arrebentar parecendo um elástico, ele precisa de tratamento de choque, de uma reconstrução potente. Corre para o salão, faça uma análise com o profissional e veja qual será o intervalo entre uma reconstrução e outra, por que isso não é coisa que se faça todo dia. Mas se você não pode ir no salão que seria o mais aconselhável, o intervalo mínimo pra fazer essas reconstruções é uma vez por semana, e no restante da semana lave normalmente o cabelo com shampoo e condicionador. Se o cabelo resistiu mas não esticou, e quebrou, ele pode precisar de hidratação e nutrição. Quebrou fácil é outro caso de S.O.S. Isso é bom também pra confirmar o teste anterior.

Agora vamos a outro teste, bom para saber se as cutículas do seu cabelo estão abertas.
Peque um pratinho pequeno com farinha de trigo, passe seu fio (inteiro, sim pega outro!), se ele estiver retendo muito pó e ficando esbranquiçado, as escamas estão abertas e irregulares. Você pode resolver, começando a passar produtos com o PH baixo pra selar as cutículas e aos poucos com as aplicações ele vai melhorar.

 



No próximo post vou falar sobre a diferença de cada tratamento, então fiquem atentas à esta série de cabelos que vou publicar beijinhos e paz ❤

You Might Also Like

2 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato