Beleza cabelo

Saiba como é a estrutura de um fio de cabelo

17:12 Carolina Senra




Sempre tem aquele momento quando vamos à uma loja procurar um produto ou quando estamos no salão, e vem aquele ser humano com um produto explicando coisas em grego e solta um "Mudar a estrutura do cortex", "repor o cimento capilar", "abrir as cutículas". Aí ou você pergunta e ganha praticamente uma palestra, ou você tem a opção de fazer aquela cara de quem está entendendo perfeitamente e fica pensando se essa cara está sendo convincente. Vai falar que nunca?

Mas conhecer a estrutura do cabelo é essencial se você quer saber cuidar dele em casa, e que dê certo. Fora que é muito bom saber escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo, sem jogar sua paciência, seu tempo e seu dinheiro fora.

Eu separei uma nano aula pra vocês, e se você tem preguiça de ler, vai na fé que eu vou ser breve e fiz até um desenho tosco/fofo pra você entender melhor e não ficar muito "aulão" de telecurso de biologia, porque ninguém merece.

Basicamente tudo o que você precisa saber é que o nosso fio é dividido em 3 partes principais, cutícula, córtex, e medula.


A cutícula reveste o fio, e é como uma escama de peixe, ela protege o interior do fio para que ele não perca substancias, e para que não seja atingido por substâncias que possam danificar seu conteúdo. Quando o cabelo é saudável, as escamas ficam alinhadas, mais fechadas, tendem a reter bem e absorver bem. E quando não estão bem, ficam abertas e tendem a perder e absorver tudo com muita facilidade. O termo usado para definição de abertura das cutículas é porosidade. Chamam de porosidade baixa (muito saudável ou cabelo virgem), média (cabelo normal, aceita fácil qualquer tratamento), ou acentuada (danificado por processos químicos e precisa de tratamento pra fechar as cutículas). Na porosidade baixa (cutículas bem fechadinhas) o cabelo é forte, brilhante e alinhado, e quanto mais acentuada (cutículas abertas) mais embaraçado quebradiço, sem brilho e seco ele fica.

O córtex é a camada mais volumosa do fio. Ele possui diversas fibras que compõem "Cadeias de queratina" e estas se enroscam uma na outra fazendo um espiral. Essa parte define a elasticidade do cabelo, a solidez, a permeabilidade, e é nessa área que fica o pigmento (melanina) que determina a coloração dos fios. É nela que entra a química para mudar a estrutura do cabelo.

A medula não está presente em todos os fios de cabelo E tem gente que não tem! Ela é um tubo misterioso formado por células ricas em queratina. Alguns especialistas dizem que ela serve pra guiar outros fios em direção ao poro. 

Bom, essas informações não vão te fazer ser um expert, mas é um conhecimento valioso. Pelo menos pra mim, saber disso foi a minha salvação, já que com posse desse conhecimento é possível se entender melhor com o cabelereiro, e evitar que desastres aconteçam e que algo que você não quer aconteça.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato